Projeto Educativo

 
O Projeto Educativo é o documento orientador da atividade escolar.
É um instrumento dinâmico que evolui e se adapta às mudanças da Comunidade.
Define metas atingir, identifica as áreas de intervenção e as opções estratégicas sempre em função dos diagnósticos realizados e dos valores e princípios definidos e partilhados pela Comunidade Educativa.
 

Projeto Educativo 2017/2019 Natureza… quem ama cuida!

 
Os primeiros anos de vida são cruciais para a formação da personalidade das crianças.
Todos queremos que cresçam felizes, confiantes e seguras.

Nesta primeira fase da vida, a forma como se relacionam com o mundo é essencialmente sensorial. Daí a importância do contato direto com a natureza, fonte de experiências e oportunidades únicas de aprendizagem.

Atualmente, por variadíssimas razões, as crianças têm vindo a ser afastadas da natureza. A organização familiar, a urbanização galopante, a insegurança nas ruas e o fascínio das crianças pelas novas tecnologias têm contribuído significativamente para o seu distanciamento face ao espaço exterior.

É urgente recuperar as brincadeiras ao ar livre, no meio da terra, ao sol, à chuva, junto das plantas e dos animais, proporcionando experiências ricas e aventuras diárias. Convivendo com outras crianças e adquirindo competências ao nível da autonomia e do trabalho em equipa, promovendo a criatividade e a capacidade de iniciativa.

Os adultos, pais e educadores, devem incutir nas crianças a necessidade de respeitar, preservar e valorizar o meio ambiente.

Pretendemos com este projeto que as crianças se sintam parte integrante da natureza, colaborando de forma consciente, responsável e feliz na preservação do planeta, tornando-o num lugar ecologicamente melhor para todos.
 
 
Quintinha Infantário 23
 
 
 
 
Lápis de cor